domingo, 11 de outubro de 2015

Estudante é preso por professores confundirem relógio com bomba

Ahmed Mohamed de 14 anos construiu um relógio digital e trouxe-o para a escola para mostrar ao seu professor de engenharia.

Vendo o relógio - um painel de circuito com o tempo em um visor digital colocados dentro de uma caixa - seu professor de engenharia lhe disse que, nas palavras de Ahmed:

"Isso é muito bom. Aconselho você a não mostrar aos outros professores." Esse conselho se tornou profético.

Ahmed manteve o relógio em sua mochila até que o alarme soou durante a aula de Inglês, e seu professor reclamou e vendo o relógio disse parecia uma bomba. Ele foi conduzido pelo diretor e um policial para uma sala com mais quatro policiais onde foi interrogado, revistado e preso.

"Eles perguntaram: 'Então você tentou fazer uma bomba?'", lembra Ahmed.

"Eu disse não, eu estava tentando fazer um relógio."

Ao que o oficial respondeu: "Parece que uma bomba de filme para mim."

Ahmed foi levado algemado a um centro de detenção juvenil para colher suas impressões digitais e para encontrar seus pais. Ele não foi para a cadeia, mas o diretor deu-lhe uma suspensão de três dias.

O pai de Ahmed, Mohamed Elhassan Mohamed, disse:

"Ele só quer inventar coisas boas para a humanidade. Mas porque seu nome é Mohamed e por causa do 11 de setembro, eu acho que o meu filho foi maltratado. "

A prima e colega de robótica de Ahmed, Muram Irbahim se sentiu abalado. "Fiquei chocado que as pessoas pudessem fazer isso com ele", disse ela. "Ele é um garoto de 14 anos de idade e é um gênio."

Por seu lado, a polícia não achou que eles tinham todas as informações sobre o dispositivo. O porta-voz da polícia James McLellan disse ao Dallas News, "Não temos nenhuma informação que ele alegou que era uma bomba. Ele afirmou era um relógio, mas não deu nenhuma explicação mais detalhada."

Pode perfeitamente ser confundido como uma bomba, se colocado no banheiro ou debaixo de um carro. A preocupação foi, qual a finalidade do artefato?

O Conselho sobre Relações Americano-Islâmicas investiga o caso e as hashtags #IstandwithAhmed e #helpAhmedmake foram criadas nas redes sociais em apoio a Ahmed.

Fonte: Pixable.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aumentar visualizações blog